HOME
PSICOLOGIA
CURRÍCULO
PATOLOGIAS
NEUROPSICOLOGIA
PERGUNTAS
CONTATO
Psicóloga
Definição: A palavra “psicologia” que deriva da junção de duas palavras gregas psiché e logos - significa “estudo da mente ou da alma”.

PSICOLOGOS, PSQUIATRAS, PSICANALISTAS. Há diferenças entre eles?

Os trabalhos desses profissionais são diferentes, mas todos trabalham com a saúde mental diagnosticando e tratando doenças psíquicas.

Psiquiatra:
Os psiquiatras cursam faculdade de medicina, recebendo titulo de médico. Para se qualificar em psiquiatria muitos médicos fazem residência durante três anos em clinica de saúde mental, ou hospitais psiquiátricos, especializando em saúde mental, estudam para detectar e tratar distúrbios psíquicos com uso de medicamentos.

Psicanalista:
Psicanalista é o profissional que possui a formação em psicanálise, método que consiste na interpretação do subconsciente criado pelo médico austríaco Sigmundo Freud. Essa formação tem a duração de quatro anos, várias instituições oferecem esse curso, segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.

Psicologia:
Os profissionais desta área têm formação superior em psicologia, ciências que estudo os processos mentais. O curso tem duração de cinco anos, sendo que no último ano é completado por estágio supervisionado que habilita o futuro profissional a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, etc. O campo de atuação deste profissional é muito amplo, podendo atuar em escolas, clinicas, trabalho social entre outros.

Terapia:
O psicólogo através da psicologia tem como objetivo fornecer subsídios para que o homem possa despertar o seu ser autentico, lidar consigo próprio e com o seu modo de interagir e relacionar-se com o mundo.
Mas fazer terapia suscita mudanças, e mudar às vezes não é fácil, portanto, fazer terapia requer antes de tudo “querer” mudar, ser diferente, ou seja, ir em busca de um auto conhecimento.


“Eu acho em sua mente
Aquilo que se perdeu,
E lhe levo a ser o dono novamente do seu eu.
No seu subconsciente vamos entrar,
Você vai ver e descobrir novamente a alegria de viver e amar.”

(autor desconhecido.)
HOME
PSICOLOGIA
CURRÍCULO
PATOLOGIAS
NEUROPSICOLOGIA
PERGUNTAS
CONTATO
Copyright © 2009 Ana A. Fonseca Psicóloga. Todos os direitos reservados.
Rua São Pedro, 255 - Ponte São João - Jundiaí - SP - (11) 4607-0725
Desenvolvimento
e hospedagem